Xpenology 7.0.1 no Vmware Workstation [PORTUGUESE]


Recommended Posts

Sou um grande fã da Synology há anos!

Antigamente, o XPenology era uma ótima maneira de ter uma instância virtualizada de um Synology NAS que você poderia executar como uma máquina virtual.

Desnecessário dizer que fiquei super empolgado ao saber que um novo loader havia sido desenvolvido permitindo a criação de uma versão DSM 7.x do XPenology.

Minha jornada começou com vários sites e alguns vídeos antigos, usando VMware Workstation no geral nenhuma parecia funcionar corretamente.

Tenho o prazer de dizer que agora posso compartilhar esta com você uma maneira simples e pratica de criar uma máquina virtual e instalar o DSM 7.x. Existem algumas versões disponíveis usando o método redpill, e estou usando a versão mais recente da plataforma, que é a DS3622xs+.

Deixarei aqui uma VM padrão para a base.

 

Preparação da VM

Importe ela no VMWare Workstation e siga os passos a seguir.
- Baixe os VMDK aqui , e descompacte-os na pasta da VM.
- Adicionar um disco existente do tipo SATA, escolha o arquivo tinycore-redpill.v0.4.5.vmdk. Certifique-se de modificar a configuração em avançado e escolher SATA 0:0.
- Adicionar novo(s) disco(s) rígido(s). Estas serão suas unidades de dados. Novamente, certifique-se de selecionar cada unidade e configurá-la para usar o controlador SATA. Adicione todas as unidades de dados ao SATA 1:x.

Inicialize VM. Quando o TinyCore Desktop aparecer, vá ao terminal e digite "ifconfig" para obter o endereço IP. (clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecione aplicativos, terminal). Em alguns casos, pode ser necessário usar a seta para baixo no teclado para destacar "aplicativos, usar a tecla de seta para a direita para destacar "terminal" e pressionar "Enter".

Depois de obter o endereço IP, abra seu cliente SSH local e estabeleça uma conexão SSH para que você possa usar copiar/colar com os comandos listados abaixo.

Usuário SSH: tc

Senha SSH: P@ssw0rd

Depois de estabelecer uma conexão SSH com sucesso, execute os seguintes comandos (uma linha por vez):

sudo su ./rploader.sh update now ./rploader.sh serialgen DS3622xs+ ./rploader.sh satamap broadwellnk-7.0.1-42218 ./rploader.sh backup now ./rploader.sh build broadwellnk-7.0.1-42218 auto poweroff

Depois que a máquina virtual for desligada, edite as configurações da máquina virtual e defina o endereço MAC personalizado no adaptador.

Ligue a VM novamente.

Selecione a segunda opção no menu de inicialização (SATA).

Se você perder, reinicie a VM e tente novamente. Você só precisará fazer isso na primeira vez, depois que as reinicializações subsequentes lembrarão sua escolha.

Aguarde cerca de 1-2 minutos e você poderá encontrar o Synology usando find.synology.com ou baixar o Synology Assistant aqui.

 

Instalação do DSM

Se o seu vDSM for encontrado, o Synology Assistant deve exibir o contrato EULA (se não aparecer, você pode selecionar o dispositivo descoberto e clicar em  Conectar ). Depois de concordar, seu navegador deve abrir a tela de configuração para instalar/configurar o DSM.

- Clique  em Configurar

- Clique  em Instalação manual

- Clique  em Procurar  e selecione o  arquivo .pat baixado aqui.

- Clique em Instalar agora.

- Confirme que todos os dados serão apagados dos discos existentes.

- Após a conclusão da instalação, um contador de reinicialização será exibido. Você pode monitorar o console da VM para ver quando a VM for reinicializada e estiver de volta na tela Happy hacking. Em seguida, você poderá carregar o console da Web do DSM em https://<endereço IP>:5000, (o endereço IP é mostrado no Synology Assistant) e continuar a configuração do DSM.

Conclua a tela de configuração da conta do administrador: atribuindo o nome do host e criando o usuário administrador.

- Preencha a tela de configuração de atualização e manutenção do DSM: escolha a opção para ser notificado sobre atualizações, evite atualizações automáticas.

- Na tela Configurar QuickConnect, clique no link na parte inferior da página para ignorar esta etapa.

- Na tela de configuração final, deixe a opção de compartilhar sua localização com Synology desmarcada.

O DSM deve carregar normalmente.

Xpenology 7.0.1 no Vmware Workstation.png

Edited by Aleponce
Correçao
  • Like 1
Link to post
Share on other sites
  • Polanskiman changed the title to Xpenology 7.0.1 no Vmware Workstation [PORTUGUESE]

Ja tinha visto esse projeto. Usei com DSM 6.2.x

 

Outra cousa. Tu ja testou se tu consegue adicionar mais do que 8 discos? Nunca consigo usar os 12 que supostamente serial possiveis? As vezes ate me mostra discos no slot 13, 14, 15, e assim por diante.

Link to post
Share on other sites
1 hour ago, pittnet said:

Ja tinha visto esse projeto. Usei com DSM 6.2.x

 

Outra cousa. Tu ja testou se tu consegue adicionar mais do que 8 discos? Nunca consigo usar os 12 que supostamente serial possiveis? As vezes ate me mostra discos no slot 13, 14, 15, e assim por diante.

Nunca usei mais do que 8

Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...

Boa Noite, Dificil encontrar algo em Portugues aqui. Fiquei feliz em saber que não sou o único.

 

Compartilho aqui também que consegui instalar o Xpenology em Hardware Físico utilizando o Loader Redpill, porém o projeto do pocopico. Bem parecido com o que faziamos no loader do Jun nas versões 6.0 e 6.1

 

Segue aqui o site que usei como Guia.

 

https://xpenology.club/install-dsm-7-on-baremetal-or-vm/

 

Essa versão funcionou com o DSM 7.0.1.

 

Ainda não tentei atualizar para o 7.1

 

e lembrando que em hardwares mais modestos precisei utilizar o DS3615xs pois as versões mais novas como o DS918+ e o DS3617xs exigem BIOS UEFI

  • Thanks 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.